quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Aos corinthianos... Sinceramente!

Caros amigos torcedores do Corinthians... Meus sentimentos...

Vocês podem pensar que escrevo esta aqui para tirar uma da cara de vocês... Muita gente está "feliz" com a desgraça alheia, vi pessoas radiantes ontem, um clima horrível se instaurou no ar no momento em que se espocavam fogos de artifício por todos os lados. Eu nem sabia o que estava acontecendo, eu estava imerso em filmes da TV a cabo, o futebol pouco me importa, apesar de amar o meu time, o Santos, e até sofrer um pouco por ele também...

Mas saibam que um time de futebol é apenas um time de futebol. Torcer é um condicionamento, muitas vezes beira ao fanatismo, o que leva hordas de pessoas a cometerem crimes, violências, insanidades que só Deus mesmo poderia julgar. Quantas mortes já vimos por causa desse esporte? Uma paixão? E é de paixão que vive ou evolui um ser humano? Já não aprendemos que são exatamente nossas meras paixões que nos trazem nossos piores desgostos e infortúnios?

Calma lá. Respeito a vossa paixão, corinthianos, com certeza, sinceramente. O futebol, a gente sabe, também é uma arte. A arte faz parte do divino. E se é divino é verdadeiro, o futebol tem um tanto de divino...

Mas se olharmos profundamente para essa realidade, apenas veremos que se trata de mais uma coisa externa. Sim, externa aos nossos espíritos, às nossas mais elevadas aspirações. Algo externo, como todo o resto ligado aos nossos sentidos enganosos. Mera ilusão!

Vocês são capazes de se entusiasmarem e sofrerem aos extremos com vosso time, mas a quantas anda o vosso mundo interno, divino, vossas vontades autênticas consigo próprios? Há entusiasmo para isso, para vossa evolução? Para vossa transcendência?

Vocês estão cuidando só de vosso mundo externo?! Ou cuidam também do interno, daquele mundo que só Deus conhece e vê, aquele mundo que verdadeiramente levarão para o outro lado? Sim, porque desta vida, meus amigos, não se leva nada, nem a família, o time do coração, os bens adquiridos, nem o corpo, mas cuidemos com as dívidas cármicas. Isso é que é o principal... O Corinthians não é eterno, e passará como tudo.

Sejam felizes com o que têm de tesouros internos que Deus lhes deu! Assim seja.

TEXTO DO JORNALISTA PAULISTANO E COLABORADOR DESTE BLOG JAIR MARCOS VIEIRA (jairm@uol.com.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

Jair Marcos concordo, porém o Corinthians É ETERNO E NÃO VIVE DE PASSADO COMO SEU SANTOS, ALIÁS, seu timinho só teve o PELE.
Um abraço