quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

ACESSIBILIDADE

Acessibilidade e inclusão. Ainda há a necessidade de avanços na construção de políticas que garantam acessibilidade para os portadores de deficiência. Algumas Leis já são realidade, mas é de vital importância que essa legislação seja executada de fato. Uma delas é a nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Acessibilidade abrange a parte física, o acesso das pessoas aos espaços públicos, ao transporte, mas vai para além disso. Acessibilidade deve ser entendido também como o direito da pessoa portadora de deficiência também à escola, ao ensino superior, à tecnologia, ao mercado de trabalho.

No Brasil há cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência. É um número preocupante porque não há políticas públicas capazes de alcançar as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A questão do acesso ao mercado de trabalho é um dos grandes desafios. Neste caso sim, defendo as cotas no serviço público, tendo em vista ser uma medida salutar, ajudaria incluir a pessoa com deficiência não tirando o mérito do conhecimento, pois essas pessoas precisariam, pelo menos, atingir uma nota mínima para obter a cota em concursos, consequentemente a sua inclusão. Esta é uma idéia defendida por vários segmentos.

Também com a Internet, alguém com deficiência visual pode, por meio de sintetizadores de voz, "ler" o jornal do dia assim que ele sai. Uma pessoa com deficiência auditiva pode resolver um problema pelo atendimento via chat ao invés de telefone. Isso para não falar no principal leitor cego da Internet, o Google - sites de busca não entendem imagens, mas "lêem" seus códigos, assim como softwares sintetizadores de leitura. Esta é mais uma maneira de inclusão.

Precisamos de ação! Tirar os projetos do papel e torná-los realidade para oferecer uma vida digna a todos os portadores de deficiência. Você está sendo chamado para ajudar! Então vamos agir!

Nenhum comentário: