quinta-feira, 4 de junho de 2009

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: UMA LIÇÃO DE CIDADANIA E JUSTIÇA

Nos dias de hoje, cidadãos de todas as partes do mundo, não tem mais respeito pelo nosso tão útil meio ambiente. São queimadas daqui, desmatamento de lá e quem perde somos nós e nossas futuras gerações, que mesmo sem terem nascido já estão sendo prejudicados. Quando chegarem a nascer, herdarão bem pouco do imenso meio ambiente que nossos antepassados tinham. Hoje em dia, a humanidade está se esquecendo que o meio ambiente é vida, e que sem ele todos nós vamos morrer. Precisamos do ar puro que as árvores nos oferecem, da água limpa tão abundante no mundo, do alimento que a natureza nos dá, entre muitas outras coisas.Temos que lutar pela garantia da vida. Da vida dos animais e das espécies vegetais que estão em extinção, da vida existente nos rios, lagos e mares que estão sendo poluídos, das florestas que estão sendo desmatadas, sem o reflorestamento.


O Meio Ambiente é a origem da vida, devemos preservar se quisermos continuar vivendo, por uma questão de cidadania com nossos semelhantes e justiça com os seres vivos que estão morrendo sem poder se defender.



domingo, 31 de maio de 2009

A MALDITA CORRUPÇÃO ESTÁ MUITO PERTO DE NÓS!

A política, que deveria ser a arte de gerir o bem comum, passou a ser a arte de chegar ao poder e permanecer nele indefinidamente. E não é somente exercida nos governos em suas diversas esferas. Os políticos estão por aí, nas empresas, em associações diversas, sindicatos, na política, nos conluios, nas panelinhas, sempre a atender inconfessáveis sonhos de poder e projeção e a conspirar contra os ingênuos e mentalmente indefesos.
A ambição não olha apenas para a riqueza, olha também para os insanos sonhos de poder subjulgar outras pessoas. Os seres políticos são, em geral, personalidades travestidas de simpatia e mansidão, cruéis inquisidores, críticos ácidos de todos os que não se subjulgam aos seus estreitos critérios. São os verdadeiros lobos travestidos em pele de cordeiro!
O espécime político é movido por pensamentos farisaicos,
medievais, cruéis. E estes pensamentos devem ser combatidos, pois todos têm um pouco desta mancha em suas mentes que endurecem os corações. Aceitar imposturas passivamente é colaborar com o mal e com a submissão. E a pior escravidão é a mental.
O corrupto é um doente que não se julga como tal. Sua atitude é de total desprezo aos semelhantes em prol de sua insana ambição.
A corrupção é uma praga social que contamina as empresas, as instituições e os governos. Os corruptos são os verdadeiros agentes da miséria, da desigualdade social e da criminalidade.
Os alcances da corrupção são vastos; poderíamos dizer que qualquer atitude visando benefícios próprios em detrimento dos demais é corrupção. O conceito é amplo porque abrange a posse de riquezas e poder em prejuízo de outras pessoas. Ela é tão danosa como as agressões ao meio ambiente e está muito ligada a estes crimes. A destruição da natureza e da juventude nas guerras que se travam contra o mundo e a humanidade viram produto perverso de mentes que vêm se corrompendo há séculos. E a natureza responde energicamente, mas as mentes endurecidas pela ignorância não compreendem.
O corrupto usa de todos os expedientes – o amparo da Lei e o nome de Deus – para consumar seus insanos sonhos de poder e riqueza. O corrupto é um especialista em iludir o semelhante, um camaleão social, sempre pronto e disposto a enganar as pessoas tristemente chamadas de boa-fé. Ele não mostra, não demonstra, não comprova.
Seu discurso oco, sorriso cínico e olhar oblíquo têm como único objetivo enganar para se beneficiar. É um materialista incorrigível sempre a se esconder por detrás de uma máscara de bondade que se desfaz à menor e firme oposição inteligente.
Será necessário aprender a nos preocupar inteligentemente conosco e com as demais pessoas, pois servir os outros é a maneira mais inteligente de servir a si mesmo. Lutar contra a corrupção é tarefa de todo o cidadão em qualquer esfera, pois visa ao bem comum.