sexta-feira, 22 de maio de 2009

SAÚDE: VITAMINA B

A vitamina B, um composto hidrossolúvel, é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo. Entre as principais funções destacam-se: o auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o adequado funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite e mantêm a tonalidade e a pele saudável. Porém, os sintomas da deficiência podem ser: insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos (Beribéri), lesões na pele, alteração da hematopoiese (má formação de hemácias), distúrbios mentais, implicações gastrointestinais, anemia, fadiga, formigamento das mãos e dos pés, irritabilidade e convulsões.
Esse complexo com oito vitaminas distintas coexiste nos seguintes alimentos: carne (fígado e peixe), vegetais (couve, repolho e espinafre), legumes (feijão, soja e ervilha), cereais integrais, leite e ovo, prevenindo de forma balanceada várias doenças e complicações orgânicas.

Fonte de Vitamina B1: Tem um papel importante no organismo, como elementos de defesa contra infecções, ajuda nos desenvolvimento dos dentes e a conservação do esmalte, desenvolvimento ósseo, bom estado dos cabelos, ajuda na proteção respiratória, tem ação protetora sobre a pele e mucosas, e usado para tratamentos visuais e conhecido também com anticancerígeno.

Fonte de Vitamina B2: Ação de regeneração sangüínea, no trabalho cardíaco, aparelho ocular e no fígado. Ajuda na cicatrização de feridas nos lábios, língua, ferida na boca. Tem função importante para a formação de anticorpos, ajuda o organismo a aproveitar melhor o oxigênio.

Fonte de Vitamina B3: Tem a participação nos mecanismo para oxidação celular. E muito usado na área da farmacológica para diminuir o colesterol do plasma, pois possibilita a metabolização dos gorduras e carboidratos. Tem ação de prevenção para aliviar dores de cabeças causadas por enxaqueca. Tem função importante para pele, sistemas nervosos, aparelho digestivo e funções celebrais.

Fonte de Vitamina B5: Muito útil e usado para o controle de stress metal e físico, tem função importante para auxilio do metabolismo, regulação dos processos de suprimento de energia. Função de reprodução dos tecidos auxilia na construção da célula, manutenção normal do crescimento.

Fonte de Vitamina B6: Imunidade celular, diurético, liberação de glicogênio hepático e muscular.Faz o equilíbrio do sódio e potássio no organismo. Intervém nos processos de crescimento dos tecidos. Ajuda na formação dos anticorpos. Reduzem cãibras e dormência nas pernas e nas mãos, espasmos musculares noturnos.

Fonte de Vitamina B7: Tem função preventiva no tratamento da calvície e importante papel no crescimento do cabelo, alivia eczema e a dermatite, mantém o sistema circulatório e pele saudável. Quebra de proteínas e gorduras. Ajuda no trabalho de outras vitaminas B, antidermático. E uma vitamina sintetizada por bactérias.

Fonte de Vitamina B9: Necessária para a divisão e crescimento celular, recuperação de doenças funcionamento perfeito do trato intestinal, oferecendo proteção contra parasitas intestinais e intoxicação alimentares. Aumenta a lactação.

Fonte de Vitamina B12: É conhecido como o mais poderoso antianêmico já conhecido, e a única substancia ate hoje encontrada que favorece sobre as degenerações nervosas decorrentes da anemia perniciosa. Tem papel importante como fator de crescimento, produz também melhoras nas condições gerais como: vigor físico, apetite. Ajuda na formação do sangue. Melhorar a capacidade da memória e concentração.

Fonte de Vitamina B15: Ajuda a prolongar a vida da célula. Estimula as respostas imunológicas. Na recuperação rápida da fadiga. Neutraliza a vontade de beber, previne ressacas e protege o fígado contra a cirrose. A vitamina B 15 cuja designação bioquímica é ácido pangâmico (aparecem por vezes as designações, pangamato de cálcio (ou sódio), e com alguma frequência a designação usada em química orgânica, sal cálcico ou sódico do ácido D-gluconodimetil-aminoacético) é utilizada isoladamente na terapêutica de apoio das cardiopatias. No desporto a vitamina B 15 influencia positivamente a capacidade cardiovascular dos atletas, melhorando o rendimento energético e muscular, e reduzindo de forma significativa os estados de insuficiente oxigenação celular, particularmente em esforços excessivos e prolongados.

Nenhum comentário: